menino-que-planta (2)

O “Menino que Planta” da Baixada Fluminense

Compartilhe:

Alexandre Bensabat Filho, o Xandinho ou como também gosta de ser chamado: menino que planta, já plantou mais de três mil árvores e segue nesse projeto, mas pelo caminho ele que tem apenas 10 anos, não deixa só um rastro de exemplo e sim algo mais forte, uma consciência ambiental que falta em muitos adultos. O menino de Nova Iguaçu, Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, já deu entrevista em rede nacional, foi matéria em inúmeros jornais e sites locais, com sua história que começou aos 4 anos, deixando mais verde a calçada da rua que mora.

 A marca de 3 mil árvores aconteceu no dia 29 de janeiro deste ano, o plantio foi de um Pau Brasil, para simbolizar o país. Junto com a família, amigos e pessoas que ele convida pelas redes sociais, Xandinho arrasta seguidores por um ideal muito nobre: reflorestar o mundo. É um desafio grande para qualquer pessoa, mas para uma criança que acredita nesse ideal as ações acontecem a medida que o coração se enche de vontade.

“Eu sinto que estou com meu projeto e incentivando mais pessoas. Eu quero deixar para os meus filhos e netos, um mundo melhor do que deixaram pra mim. A gente tira muita coisa da natureza e chegou a hora da gente devolver” explica Xandinho, que tem argumentos bem fortes e de olho no futuro.

Neste mês junto com amigos, Xandinho fez uma ação que aconteceu na Serra do Vulcão, em Nova Iguaçu, com mais uma edição do projeto “Eles queimam, nós plantamos”. O evento recebeu alunos PcDs das escolas municipais e também um ambientalista Matheus Jacob, de Moçambique, que ficou encantado com a mobilização.

“Para manter a questão ambiental, cada dia que passa a região vem sendo castigada com ações que tem haver com as mudanças climáticas, mas também com a ação do homem. Todos estão aqui para manter os plantios ambientais”, contou Jacob estusisamado com a mobilização.

A agenda de Xandinho é bem movimentada, ainda neste mês participou do evento “Domingo no Parque”, no Parque Natural de Nova Iguaçu. Teve trilha, bricandeiras e muito conhecimento compartilhado. Xandinho vem se tornando referência por onde passa, claro que encanta muita gente com seu jeito de criança.

“Eu plantei as três mil árvores em janeiro, eu cheguei a essa marca, e espero que até o final do ano tenha chegado a quatro mil árvores. Eu busco informações com biólogos e amigos, sempre tenho um pouco mais de aprendizado e gosto de plantar árvores da mata atlântica”, afirma Xandinho.

Orgulho define bastante a família de Xandinho, o pai Alexandre Bensabat acompanha o menino em todos os lugares e incentiva sempre. “Me sinto muito orgulhoso em ver meu filho se preocupar com futuro, desde muito novo, vem plantando árvores pelo Rio de Janeiro, nós somos moradores de Nova Iguaçu, e eu me sinto com uma alegria que não cabe dentro de mim. E a gente passa isso para as crianças, os jovens e até para os mais idosos. Incentivar as pessoas a plantar é muito gratificante”, afirma Alexandre Bensabat.

Acompanhe o vídeo de Xandinho no insta do Rota Verde @rotaverde_

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *