Mercado do biogás cresce 20 % ao ano contribuindo para a sustentabilidade

“O volume de biogás produzido no Brasil deverá aumentar 15 vezes até 2030, projeta a Associação Brasileira de Biogás (Abiogás).”

É uma solução ambiental para um problema muito antigo dos rejeitos, o biogás pode ser produzido de diversas fontes, como aterros sanitários, estações de tratamento de esgoto, esterco, bagaço de cana de açúcar, resíduos orgânicos da agricultura, óleos vegetais, entre outros. Os estados de São Paulo e Rio de Janeiro são, segundo a Abiogás, os que mais produzem biometano.

A associação ainda revela um dado muito importante que o potencial do país é de 100 milhões de metros cúbicos do produto por dia, mas a quantidade gerada em 2021 foi de apenas 2,3 milhões. Até 2030, a previsão é que a capacidade diária atinja 30 milhões.

Segundo dados do Ministério de Minas e Energia (2021) o Brasil já conta com 126 plantas de geração de energia por biogás, com uma produção média de 1.373 mil Nm³/dia, que utilizam principalmente resíduos sólidos urbanos. Assim, o biogás representa uma fonte competitiva para redução de importações de energéticos fósseis e de emissões e um ativo importante para os setores agropecuário e de saneamento.

ANÚNCIO

A Política Nacional de Resíduos Sólidos prevê a prevenção e a redução na geração de resíduos, tendo como proposta a prática de hábitos de consumo sustentável e um conjunto de instrumentos para propiciar o aumento da reciclagem e da reutilização dos resíduos sólidos e a destinação ambientalmente adequada dos rejeitos.

O processo de transformar rejeito em energia limpa está extremamente ligado a Política Nacional de Resíduos Sólidos e também a economia atual, uma vez que o biogás tem como base responsabilidade compartilhada; da Redução, Reutilização e Reciclagem e o estabelecimento de Sistemas de Logística Reversa, já que atua sobre ciclos de vida de produtos e serviços, contribuindo para o desenvolvimento e consumo sustentável.

O que é o Biogás?

O biogás é uma mistura de gás carbônico com metano utilizada na geração de energia elétrica e combustível. É extraído do processamento, por meio de biodigestores, de qualquer resíduo orgânico, como bagaço e palha da cana-de-açúcar, palha de arroz e de milho, caroço de algodão, lixo e dejetos de animais. Dessa mistura, sai o biometano, que poderá substituir derivados de fontes fósseis, como a gasolina, o diesel e o gás natural, em veículos como carros, ônibus, tratores e outras máquinas agrícolas.

O combustível limpo também vai permitir o uso em escala do biometano, cuja emissão de gases poluentes é menor, pode cair, em média, 80% na comparação com combustíveis fósseis. Em 2022, a multinacional norte-americana New Holland lançou comercialmente no Brasil o primeiro trator do mundo movido a biometano.

O veículo, que começou a ser projetado em 2013, passou a ser testado no país quatro anos depois. Ele inaugura, segundo o gerente de marketing de produto, Bruno Belorini, um novo segmento de equipamentos agrícolas. Os estados de São Paulo e Rio de Janeiro são, segundo a Abiogás, os que mais produzem biometano.

ANÚNCIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ANÚNCIOS