Em ativação inédita na Rio Innovation Week 2024, a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, por meio da Rio2030, trouxe uma experiência imersiva que capturou a imaginação de cerca de 2.500 visitantes: o “Submarino da Rio2030”. A ativação levou os participantes em uma viagem digital pela revitalização ambiental da Lagoa Rodrigo de Freitas, um dos cartões-postais mais icônicos do Rio de Janeiro e que apresenta, pela primeira vez em muitos anos, uma melhora significativa na vida da fauna e flora locais.
“Essa iniciativa do Governo do Estado vem para mostrar a importância da preservação ambiental e a capacidade de regeneração da natureza quando recebe os devidos cuidados. O equilíbrio ambiental que podemos observar atualmente na Lagoa é fruto de obras e ações que previmos ao realizar a concessão dos serviços de saneamento do estado e um atestado de que estamos no caminho certo”, celebra o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.
Ao embarcar, os visitantes foram transportados no tempo, começando sua jornada no ano 2000. Neste ponto inicial, a lagoa é retratada em um estado de degradação ambiental caracterizada pela devastação da vida aquática, mortandade de peixes, acúmulo de lixo e águas poluídas. É uma visão impactante que tem como objetivo principal despertar a consciência ambiental de todos que visitam a atração.
Conforme a viagem avança, o submarino revela uma transformação gradual e inspiradora. Ano após ano, os visitantes testemunham os esforços contínuos para limpar e revitalizar a lagoa: a vida começa a voltar à lagoa, as águas tornam-se mais límpidas, plantas aquáticas e manguezais começam a florescer e aves e capivaras retornam ao local. A experiência culmina em 2030, com a Lagoa Rodrigo de Freitas em sua plena recuperação, com águas cristalinas, fauna vibrante e a volta da balneabilidade, o cenário final representa um triunfo ambiental e um modelo de sustentabilidade para o futuro.