A Enel Distribuição Rio preparou um esquema especial de operação da rede elétrica e atendimento aos clientes para os meses de verão, quando as tempestades com fortes ventos e descargas atmosféricas impactam a rede de distribuição de energia. A distribuidora está adotando medidas adicionais para lidar com os desafios impostos pelas mudanças climáticas, após meses de planejamento. Entre as ações, estão a intensificação dos investimentos em manutenção preventiva, o reforço da capacidade da rede e a adoção de novas tecnologias.
Um importante avanço em relação ao verão do ano passado é a adoção da tecnologia self-healing, um sistema de auto recuperação dos circuitos elétricos. O sistema, comandado por Inteligência Artificial, é capaz de promover a recomposição automática da rede elétrica após a detecção de alguma falha. Na prática, milhares de consumidores que precisariam aguardar pela atuação de equipes nas ruas para voltar a ter energia percebem apenas uma oscilação momentânea no fornecimento.
Esta solução começou a ser adotada em maior escala pela Enel Distribuição Rio em janeiro deste ano em diversos pontos da área de concessão da empresa, que abrange 66 municípios fluminenses. No momento, um universo de 1,6 milhão de clientes já pode ser beneficiado pela atuação desta tecnologia em caso de impactos nos circuitos da rede que atendem a estas unidades consumidoras. Destes 1,6 milhão de clientes, 480 mil vivenciaram na prática os benefícios do self-healing durante este ano, segundo levantamento da distribuidora. Nestes casos, a recomposição da rede evitou que quase meio milhão de clientes ficassem sem energia. A expectativa da Enel Rio é que, até o fim deste ano, 50% de toda a sua base de clientes no Estado esteja coberta pelo sistema de autorrecuperação. Nos próximos anos, a expectativa é que este número siga aumentando progressivamente.
Mais podas e manutenções preventivas
Além da adoção de novas tecnologias, a Enel Rio ampliou as ações preventivas em relação a 2023 para reforçar a resiliência da rede elétrica diante dos crescentes desafios climáticos. Entre janeiro e setembro deste ano, foram realizadas mais de 18 mil manutenções preventivas na rede elétrica, o que representa um aumento de 140% em relação ao mesmo período de 2023.
Para reduzir o impacto da vegetação na rede elétrica, a Enel Rio realizou mais de 410 mil podas de árvores entre janeiro e setembro deste ano, um aumento de 104% em comparação com o mesmo período de 2023. Até dezembro, serão ao todo mais de 540 mil podas realizadas.
“Os fenômenos climáticos extremos estão se tornando mais frequentes e são um desafio para nós, que lidamos com um serviço essencial. No verão, este desafio se torna ainda mais crítico. Por isso, temos aperfeiçoado nossa atuação e ampliado a capilaridade do nosso plano de atuação, com muito planejamento, reforço de equipes e mais ações preventivas. Nossa preparação não começou agora. Ela está sendo elaborada desde o fim do ano passado, e levou em conta o nosso aprendizado nos últimos anos. Estamos confiantes de que conseguiremos entregar um serviço cada vez melhor para nossos clientes, reduzindo o impacto de eventuais ocorrências”, afirma o diretor de Operações da Enel Distribuição Rio, Jose Luis Salas.
Outro desafio que chega junto com as altas temperaturas é o aumento do consumo de energia. Por isso, investimentos em alta tensão receberam uma atenção especial da distribuidora. As manutenções realizadas nos primeiros nove meses deste ano em subestações e linhas de transmissão cresceram 93% em relação ao mesmo período de 2023. O comparativo com o ano passado também apresenta aumento na troca (114%) e na reforma (200%) de transformadores.
Em situações de emergência, a Enel Rio contará com duas subestações móveis, cada uma com capacidade para atender cerca de 50 mil clientes, que podem ser acionadas como backup, caso alguma subestação fixa seja impactada. Como parte do Plano Verão, a empresa também disponibiliza geradores que podem ser direcionados para unidades públicas de atendimento, como escolas e hospitais, para que os serviços essenciais não sejam interrompidos. Vale ressaltar que a Enel Rio conta com um processo estruturado de categorização das ocorrências, com definição de escalas de prioridade, permitindo que casos mais sensíveis recebam atendimento primeiro. Escolas, hospitais e clientes eletrodependentes cadastrados no sistema da empresa recebem monitoramento ainda mais próximo.
Outro importante diferencial do Plano Verão 2024-2025 é o aumento no número de equipes formadas por colaboradores próprios da Enel Rio, para otimizar os atendimentos emergenciais. A chegada de novos colaboradores próprios está ocorrendo gradualmente e o número de equipes próprias em ação neste verão será 6 vezes maior do que nos últimos anos. A meta da distribuidora é contratar ao todo dois mil eletricistas próprios entre este ano e 2026, para reduzir o tempo de atendimento em campo e otimizar serviços como manutenções preventivas, podas e o combate ao furto de energia.
Parcerias com as prefeituras
A Enel aposta na proximidade e na parceria com as autoridades locais para enfrentar com eficiência e transparência os desafios com o fornecimento de energia durante o Verão. A atuação conjunta com as prefeituras já é uma rotina da distribuidora e este trabalho é intensificado com a proximidade do Verão. A empresa tem realizado encontros com as prefeituras para apresentar as principais ações da companhia e revisitar os protocolos e fluxos de trabalho com os municípios. Em casos de contingência, serão montadas salas de cooperação com as prefeituras das cidades mais impactadas, como forma de otimizar recursos e trabalhar em parceria com as Defesas Civis municipais.
A distribuidora também passou a ter atuação constante no Centro de Gerenciamento de Riscos e Emergência em Energia, unidade criada em dezembro de 2023 pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro para monitorar e aperfeiçoar a gestão de atividades relacionadas ao tema. Desde a criação do órgão, um operador da Enel Distribuição Rio fica alocado na unidade, acompanhando em tempo real as atividades na área de concessão da distribuidora.
Reforço no atendimento e proximidade com o cliente
A Enel Rio chega ao verão de 2024-2025 com reforços em seu suporte ao cliente. Ao todo, serão 70 pontos de atendimento presencial em toda a área de concessão, entre lojas, postos de atendimento e duas unidades móveis. A companhia inaugurou recentemente dois novos postos de atendimento, um na estação das barcas Praça XV no Rio de Janeiro, e outro na estação Araribóia, em Niterói, que estarão disponíveis por quatro meses, durante o verão, oferecendo todos os serviços aos clientes.
A empresa reforçou a estrutura em todos os seus canais de comunicação direta para ingresso das solicitações e orienta os clientes a usarem os canais digitais em casos de contingências. O cliente pode registrar falta de energia pelo WhatsApp, enviando uma mensagem para (21 99601- 9608), pelo App Enel Rio ou site www.enel.com.br.
Além dos canais digitais, as solicitações relacionadas à falta de luz também podem ser feitas pelo call center da empresa que foi preparado e tem capacidade de dobrar o atendimento se necessário.
Sobre a Enel Distribuição Rio
A Enel Distribuição Rio atende 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé representam a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia.