A campanha Um Dia No Parque 2023, com o tema “É hora de cuidar do nosso lar”, foi lançada há dois meses e pretender movimentar as reservas do País. A iniciativa tem como objetivo a valorização das unidades de conservação por meio da visitação. Em sua sexta edição, a campanha espera ultrapassar o número de cerca de 100 mil pessoas e 360 parques, reservas e outros tipos de áreas protegidas que participaram no ano passado.
Este ano, as ações irão acontecer no dia 23 de julho, em unidades de conservação de todo o país. Esses territórios possuem grande importância local, nacional e mundial, já que preservam a biodiversidade de seus biomas, melhoram a qualidade de vida e contribuem para o equilíbrio climático necessário para a produção de alimentos e energia em todo o país e, ainda, auxiliam no combate ao aquecimento global.
Segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), cerca de 15% da superfície da Terra é ocupada por áreas de conservação. Já conforme o Ministério de Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), o Brasil possui mais de 2.600 unidades de conservação, ocupando 30% do território nacional.
O tema deste ano tem por objetivo dar continuidade ao ocorrido em 2022, “De Volta ao Lar”, que convidou as pessoas a voltarem a frequentar as unidades de conservação depois de dois anos de campanha em formato híbrido, por causa da pandemia do coronavírus. “Este ano, nós também convocamos as pessoas a cuidarem dessas áreas, e a visitação é uma das maneiras de garantir esse cuidado. Além disso, ainda as convidamos para que façam algum trabalho voluntário nas unidades de conservação, para que se sintam ainda mais próximas da natureza”, afirma Angela Kuczach, diretora executiva da Rede Pró UC.
A iniciativa também traz a centralidade das unidades de conservação para o desenvolvimento socioambiental da economia local e nacional. “A campanha Um Dia No Parque é extremamente importante para que todas as brasileiras e todos os brasileiros possam conhecer e visitar as unidades de conservação mais próximas de suas casas. Isso aumenta a sensação de pertencimento e de cuidado com esses territórios, que muitas vezes estão sendo ameaçados, como tem acontecido aqui na Amazônia”, explica Jakeline Pereira, Diretora do Programa de Áreas Protegidas do Imazon.
Em 2022, a campanha levou cerca de 100 mil pessoas aos parques, reservas e demais unidades de conservação em todos os biomas. Por isso, a expectativa para 2023 é que esse público seja ainda maior. “A campanha Um Dia No Parque vem crescendo ano a ano, assim como a visitação nas unidades de conservação. Em 2023, esperamos que a adesão dos parceiros e do público seja ainda maior para contribuirmos com a criação de uma cultura de valorização e de defesa desses espaços tão importantes para o bem-estar da sociedade. A ideia é que a campanha seja cada vez mais orgânica e que a população esteja cada vez mais engajada com as suas áreas protegidas”, completa Diego Igawa Martinez, coordenador de projetos da SOS Mata Atlântica.
O Um Dia No Parque foi idealizado pela Rede Nacional Pró Unidades de Conservação, a Rede Pró UC, e é realizado anualmente pela Coalizão Pró-Unidades de Conservação, que é formada organizações da sociedade civil e empresas comprometidas com a valorização e a defesa dessas áreas. A Coalizão é formada pela Rede Pró UC, Conservação Internacional, Fundação Grupo Boticário, Fundação SOS Mata Atlântica, Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), Instituto Semeia, TNC Brasil e WWF-Brasil.