Itens recolhidos serão enviados para reutilização e reaproveitamento
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) de Cachoeiro de Itapemirim, no sul capixaba, realizará, de 22 a 27 de agosto, mais uma campanha de descarte correto de lixo eletrônico e lâmpadas.
O ponto de coleta ficará no Centro, no estacionamento em frente à agência do Banco do Brasil. De segunda (22) a sexta-feira (23), o funcionamento será das 7h às 19h. Já no sábado, os servidores da Semma estarão no local das 8h às 13h.
Durante a ação, a população poderá realizar o descarte de itens como televisores; celulares; aparelhos de telefone; computadores; notebooks; pranchas e secadores de cabelo; roteadores; impressoras; copiadoras; carregadores; câmeras filmadoras e fotográficas.
A destinação dos materiais recolhidos será realizada em parceria com empresas que atuam na área de reutilização e reaproveitamento.
“A correta destinação de materiais eletrônicos contribui muito para a conservação do meio ambiente. Quando descartados, incorretamente, esses resíduos podem gerar danos irreparáveis à natureza, por isso, convidamos todos a aderirem a essa campanha”, destaca a secretária municipal de Meio Ambiente de Cachoeiro, Luana Fonseca.
Realizada em junho de 2021, a última campanha de descarte consciente da Semma recolheu cerca de 8,7 toneladas de eletrônicos, que receberam a destinação correta.
Por que reciclar?
As consequências do descarte incorreto de eletrônicos vão além dos impactos ambientais. Alguns metais utilizados na fabricação desses produtos podem causar graves problemas de saúde.
Especialistas alertam que equipamentos compostos por vidros, metais e plástico, por exemplo, demoram muitos anos para se decompor. Além disso, eletrodomésticos têm substâncias químicas altamente danosas, como chumbo, mercúrio, berílio, cádmio, entre outros.