Dicas para ser um turista sustentável e não prejudicar a natureza

Após um período de desaquecimento do turismo durante a pandemia de COVID-19, o setor agora está retomando suas atividades

Foto: internet

Cerca de dois bilhões de pessoas viajam todos os anos para fins turísticos. As viagens conectam pessoas e aproximam o mundo por meio de experiências compartilhadas, da conscientização cultural e da construção de comunidades. O turismo ainda proporciona empregos, estimula o desenvolvimento regional e é um motor para o progresso socioeconômico.

No entanto, a atividade também tem suas desvantagens: muitos destinos populares estão ameaçados pelo aumento da poluição, riscos ambientais, danos ao patrimônio e uso excessivo de recursos naturais. E isso sem considerar a poluição causada pelos deslocamentos para esses destinos.

Pensando nisso, a ONU News reuniu algumas dicas para ajudar turistas a aproveitarem suas viagens e saírem com a certeza de que o destino turístico preferido não será prejudicado.

ANÚNCIO

1. Abandone os plásticos descartáveis
Geralmente usados por menos de 15 minutos, os itens de plástico descartáveis e de uso único podem levar mais de mil anos para se degradar. Muitos de nós estão mudando para opções sustentáveis em nossas vidas diárias e podemos adotar a mesma atitude quando estamos na estrada. Ao escolher garrafas e sacolas reutilizáveis onde quer que você vá, você pode ajudar a garantir que haja menos resíduos plásticos no oceano e em outros habitats.

2. Use água com moderação
No geral, os turistas usam muito mais água do que os moradores locais. Com um número crescente de lugares com escassez de água, as escolhas que você faz podem ajudar a garantir que as pessoas tenham acesso adequado à água no futuro. Ao renunciar à troca diária de lençóis e toalhas durante as estadias em hotéis, por exemplo, podemos economizar milhões de litros de água por ano.

3. Incentive o comércio local
Ao comprar produtos locais, você ajuda a impulsionar a economia da região, beneficia as comunidades e ajuda a reduzir a pegada de carbono, uma vez que o transporte das mercadorias é menor. Isso também é verdade na hora das refeições, então desfrute de produtos frescos e cultivados localmente sempre que puder.

4. Contrate guias turísticos éticos
A logística das operações de turismo envolve pessoas, fornecedores, transporte e muito mais. Cada elo da cadeia pode impactar o meio ambiente – positiva ou negativamente. Se preferir deixar o planejamento de sua viagem com profissionais do setor, escolha agências e guias que priorizam o meio ambiente, usam os recursos de forma eficiente e respeitam a cultura local.

5. Não alimente os animais…
Compartilhar comida com animais selvagens ou chegar perto o suficiente deles para fazê-lo, aumenta as chances de transmissão de doenças como resfriado, gripe e pneumonia de humanos para animais. Além disso, quando os animais se acostumam a receber comida dos humanos, seus comportamentos naturais são alterados e eles se tornam dependentes das pessoas para sobreviver. Em alguns casos, a aproximação também pode levar a ataques e acidentes.

6. …E não se alimente deles também!
Ao criar a demanda, o consumo de animais exóticos ou ameaçados de extinção leva ao aumento da caça, tráfico e exploração de animais. Além dos danos causados individualmente ao animal que estará em seu prato, a refeição irresponsável pode contribuir para a extinção de espécies já ameaçadas pelas mudanças climáticas e pela perda de habitat. Lembre-se disso ao comprar lembranças também e evite produtos feitos de animais selvagens ameaçados de extinção.

7. Use transporte coletivo
O transporte é um dos principais contribuintes para aumentar a pegada de carbono do turismo. Em vez de táxis particulares, explore o uso de transporte público como trens, ônibus e táxis compartilhados. Você também pode andar de bicicleta, que oferece uma maneira conveniente e barata de explorar e aprender sobre um lugar.

8. Considere uma casa de família
Hospedar-se com um morador ou família local é uma opção amiga da natureza que permite que você se aproxime da cultura e dos costumes locais. Ficar em casas de família locais pode beneficiar as comunidades, fornecendo renda e dando a você uma visão de diferentes modos de vida.

9. Faça seu dever de casa
Antes de viajar, informe-se sobre o seu destino. Isso permitirá que você mergulhe melhor nas tradições e práticas locais e aprecie coisas que poderiam ter passado despercebidas de outra forma. Com as informações certas, você pode explorar um destino de forma mais sensível e se surpreender com novas aventuras e descobertas.

10. Visite parques e santuários
Explorar a natureza e a vida selvagem através dos parques nacionais é uma maneira de aprender mais sobre os animais e seus ecossistemas em primeira mão. Em alguns casos, a venda de ingressos destes parques apoia os esforços de conservação que protegem espécies e paisagens locais e preservam esses espaços naturais para futuros visitantes.

11. Não deixe rastros
Você pode ter uma ação positiva no local de visitação, começando por não deixar “marcas” no seu destino de férias. Coloque o lixo no lixo e não remova ou altere nada sem permissão. Vamos garantir que deixemos em nosso caminho apenas pegadas suaves, e não as do tipo que causam danos ambientais.

12. Compartilhe essas dicas
Agora que você está pronto para uma viagem ecologicamente correta, é hora de divulgar! Informe outros viajantes, amigos e familiares sobre como o turismo sustentável beneficia a população local, melhorando seus meios de subsistência e bem-estar, e ajuda a todos nós, protegendo nosso meio ambiente.

Fonte: Onu

Asssita ao vídeo.

ANÚNCIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ANÚNCIOS