Entre os animais estavam um pássaro socó, resgatado no HGG; uma cobra jiboia, em Goitacazes; e dois gambás, no Centro
O Grupamento Ambiental (GAM), da Guarda Civil Municipal (GCM), resgatou, nesta semana, quatro animais silvestres, sendo um pássaro socó, uma cobra jiboia e dois gambás em diferentes bairros do município. Após o resgate, todos os animais foram devolvidos aos habitats naturais, uma vez que os mesmos estavam em bom estado de saúde. Para acionar o GAM, a população pode ligar para os telefones 153 ou (22) 98175-0758.
O pássaro socó foi resgatado no Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Geral de Guarus (HGG), tendo sido devolvido à natureza na Área de Proteção Ambiental (APA) de Lagoa de Cima. O pássaro socó é um animal típico da fauna brasileira e recebe diversos nomes como socó-pintado, socó-boi-ferrugem, socó-pinguim e taiaçu. O animal adulto mede, em média, entre 66 e 76 centímetros de comprimento, pesa cerca de 840 gramas e se alimenta de crustáceos, peixes e pequenos animais.
A equipe do GAM também foi acionada por uma moradora de Goitacazes, na Baixada Campista, para o resgate de uma cobra jiboia. “O animal estava no quintal de uma residência e bastante estressado porque havia no local vários cachorros”, informa o coordenador do GAM, Ralph Xavier.
“O GAM é altamente treinado para atuar em situações adversas com um animal silvestre. A expertise e a tranquilidade permitem que nenhum acidente ocorra e que a vida do animal seja preservada, assim, permitindo o bem-estar de todos! Ao acionar o GAM para o correto resgate dos animais, a população está contribuindo para preservação da natureza”, frisa Ralph Xavier.
Na terça-feira (02), dois gambás foram resgatados no Centro pelo GAM. Apesar da aparência semelhante ao rato, os gambás não são roedores. São mamíferos marsupiais, como coalas e cangurus, tendo uma espécie de bolsa na qual os filhotes completam seu desenvolvimento. Os gambás desempenham importante papel na preservação da natureza. Eles comem frutas, dispersando sementes, em seguida; comem insetos e aracnídeos, contribuindo para o controle de pragas. Os gambás são os animais mais resgatados pelo GAM.
O GAM orienta à população para que não tente resgatar os animais por conta própria e, ao se deparar com animais silvestres, acione o Grupamento, sendo necessário informar os dados solicitados pelo agente, além de enviar foto e vídeo do animal para os agentes avaliarem o tipo de animal e averiguar se é filhote e se está com algum tipo de ferimento porque existe um protocolo a ser preenchido.
FONTE: PREFEITURA DE CAMPOS