Os brinquedos reciclados são projetados para estimular a criatividade e a liberdade de movimento das crianças.
Cingapura é um país com uma excelente reputação por ser ambientalmente consciente das necessidades de reciclagem e o que pode acontecer quando a reciclagem não ocorre. Existem muitos procedimentos de reciclagem em vigor para as famílias e para as organizações usarem e também em centros de educação infantil. O currículo em uso para as aulas do MFS leva em conta a reciclagem e a conscientização sobre isso é feita com as crianças. O Currículo Baseado em Relacionamentos incentiva os professores a fabricar brinquedos e equipamentos reciclados para complementar o equipamento comercial necessário para atender aos requisitos de licenciamento.
Portanto, estar ciente da necessidade de conservar as coisas em nosso meio ambiente é responsabilidade tanto dos educadores quanto dos pais. Se também pudermos conscientizar nossos filhos sobre a proteção do meio ambiente e a reutilização de materiais. Uma razão importante para levantar a questão da consciência ambiental é que as crianças estão crescendo em uma sociedade voltada para o consumo. Muitos dos brinquedos vendidos nas lojas são muito comerciais e estão ligados a filmes, vídeos e outras ideias comerciais, muitas vezes apresentando super-heróis, bonecos de ação ou bonecos que representam personagens que as crianças já viram. Embora esses brinquedos possam ter um lugar nas brincadeiras das crianças, muitos especialistas acreditam que o uso excessivo desses brinquedos pode limitar os “scripts” que as crianças usam em suas brincadeiras imaginativas. Estatuetas de personagens específicos e itens feitos para fins específicos controlam a brincadeira das crianças e podem limitar sua imaginação, pois só podem ser usados de uma maneira. Brinquedos que podem ser usados de várias maneiras são melhores e os pais precisam entender que nem todos os brinquedos podem estimular a criatividade e proporcionar benefícios cognitivos para as crianças. Em vez de serem limitadas pelos personagens representados pelos brinquedos comerciais ou suas funções, coisas simples permitem que uma criança estruture sua brincadeira de maneiras diferentes e pense criativamente em suas brincadeiras.
No contexto doméstico, existem muitos itens potencialmente reciclados que entram diariamente em casa e alguns deles são seguros para serem usados com seus filhos para complementar os brinquedos comerciais que as famílias compram. No entanto, enfatizamos a importância da segurança. Por exemplo, o isopor não é um produto adequado para uso, pois pode quebrar facilmente e ser ingerido por crianças pequenas. No entanto, existem muitos outros materiais seguros que podem ser usados, como grandes caixas de papelão que fazem casas de brincar e túneis maravilhosos ou transformam sacolas de papel em fantoches. Revistas antigas podem ser transformadas em decorações coloridas ou colagens e calendários de mesa podem ser transformados em álbuns de fotos. Rolos de papel higiênico e caixas de ovos são materiais úteis para arte e artesanato. Quando as roupas das crianças crescerem, use-as para vestir bonecas e roupas de adultos podem ser usadas para promover brincadeiras dramáticas.
Outros fatores de segurança a ter em mente são:
• Não use sacolas plásticas para usar ou brincar com crianças pequenas
• Forneça espaço suficiente usando mesas ou pisos para livre circulação.
• Certifique-se de que os materiais recicláveis são seguros, limpos e higiênicos.
• Verifique se há tinta tóxica.
• Mantenha as peças pequenas e soltas longe das crianças.
• Certifique-se de que não haja grampos ou bordas afiadas nos materiais.
• Coloque os materiais em prateleiras baixas para que as crianças possam acessá-los facilmente
Em contraste com os brinquedos de consumo mencionados anteriormente, esses são materiais que podem ser usados e manipulados de maneiras diferentes e criativas por crianças pequenas. As características de tais materiais abertos são que eles:
• podem ser montados, desmontados, redesenhados, enrolados, empilhados ou transportados e usados de várias maneiras dependendo da idade, competência e interesse da criança.
• pode ser explorado livremente e usado por crianças de qualquer forma sem estar limitado por quaisquer limitações.
• podem ser objetos naturais (por exemplo galhos, folhas, conchas e pedras) ou recicláveis (por exemplo, tampas de garrafas, rolos de papel higiênico, caixas de papelão e recipientes).
• Como as crianças pequenas usam objetos recicláveis de maneiras diferentes, isso desencadeia suas brincadeiras imaginativas, desenvolve a criatividade e as habilidades de resolução de problemas.
• Com crianças mais velhas, fazer brinquedos caseiros a partir do zero oferece uma boa oportunidade para ampliar sua imaginação e habilidades.
• As crianças aprendem sobre seu próprio ambiente enquanto manipulam diferentes materiais.
• As crianças também aprendem e gostam do processo de criar ou construir coisas.
• Os materiais reciclados podem promover brincadeiras iniciadas pelas crianças. Muitos dos objetos e materiais encontrados no ambiente estimulam o pensamento das crianças, pois são abertos.
• A partir dos 2 anos de idade, as crianças começam a se envolver em brincadeiras dramáticas, o que é essencial para o desenvolvimento de habilidades de pensamento. Quando as crianças fazem suas próprias brincadeiras, isso ajuda a criar um ambiente que apoie essa brincadeira.
• À medida que as crianças fazem suas próprias criações e brinquedos, elas têm oportunidades de fazer suas próprias escolhas e decisões que ajudam a desenvolver confiança e independência.
• As crianças são capazes de se expressar livremente.
• Desenvolvimento da linguagem – Fazer coisas com materiais reciclados dá às crianças a oportunidade de falar sobre o que fizeram em palavras, como fizeram e como foi.
• Projetar e criar coisas do zero ajuda a desenvolver um senso de propriedade nas crianças.
• Eles são baratos e, portanto, proporcionam prazer a um custo muito baixo.