Pesquisar
PARQUE-ITAUNA

Programa de Voluntariado do Iema permite vivenciar gestão de uma Unidade de Conservação

Compartilhe:

O Programa de Voluntariado em Unidades de Conservação (PVUC), do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), proporciona aos participantes a oportunidade de vivenciar de perto a rotina da gestão de um parque estadual. Para os interessados em vivenciar a experiência, as inscrições para ser voluntário no Parque Estadual de Itaúnas (PEI), em Conceição da Barra, estão abertas até o próximo domingo (23). Quem já participou garante que vale a pena.

Jéssica Soares foi voluntária no PEI em janeiro deste ano e conta que o PVUC foi além de suas expectativas. “Com toda a sua complexidade, o parque é uma ferramenta excepcional para a compreensão ambiental. Entender desde os seus processos de criação até os desafios atuais nos insere em uma realidade de respostas da natureza às ações imprudentes da humanidade”, disse.

“Além disso, ao conhecer a comunidade, os funcionários do parque e a cultura local, percebemos como as respostas da natureza são valorizadas pela população e como buscam proteger as riquezas únicas de Itaúnas. Tudo isso em um cenário repleto de belezas naturais, manifestações religiosas e culturais, e muita gente boa. Um mês que vai reverberar positivamente por toda a minha trajetória acadêmica e profissional. Não tenho palavras para agradecer por tudo”, relatou Jéssica Soares.

Tainá Venturi também atuou como voluntária em Itaúnas no mês de janeiro. Para ela, o voluntariado transcende o trabalho em si. “Demorei alguns dias para entender por que Itaúnas é carinhosamente chamada de ‘vila mágica’, mas, após um mês lá, não restam dúvidas. Ter contato com a cultura local, moradores, nativos, funcionários do Parque e do Iema, além das outras voluntárias, contribuiu significativamente para minha formação pessoal e profissional”, comentou.

Ela ainda agradeceu a oportunidade de participar do programa. “Estar dentro do Parque, entender seu funcionamento, desafios e conexões, tudo isso foi possível graças à receptividade e ao apoio de todos que conhecemos. Serei eternamente grata por ter vivido essa experiência que definitivamente deixou um desejo enorme de repetir”, acrescentou.

Programa de Voluntariado no PEI

O Iema está com inscrições abertas para o Programa de Voluntariado em Unidades de Conservação no Parque Estadual de Itaúnas até o dia 23 de junho. São quatro vagas e o voluntário irá atuar de 08 a 31 de julho, apoiando a unidade de conservação por um período, com atividades que envolvem atendimento ao público, comunicação, educação ambiental e proteção. A carga horária é de 30 horas semanais, com atividades nos fins de semana. Alguns trabalhos poderão ser realizados em campo, com caminhadas diárias de 2 a 4 quilômetros.

Os interessados deverão acessar https://iema.es.gov.br/pvuc-programa-de-voluntariado-em-unidades-de-conservacao, ler o edital com as regras e preencher a ficha de inscrição. O resultado será divulgado até o dia 25 de junho. Os selecionados serão convocados por e-mail para a assinatura do termo de adesão ao programa.

Podem participar pessoas acima de 18 anos, que estejam cursando ou concluído o Ensino Superior, com alguma experiência em atendimento ao público, sensibilização ambiental, serviços manuais em geral ou comunicação social. Os selecionados, preferencialmente, deverão ter seguro viagem ou seguro de acidentes pessoais ou seguro de vida. Caso não tenham, deverão assinar a Declaração de Conhecimento de Risco e Responsabilidade.

O trabalho voluntário não gera vínculo empregatício ou remuneração, conforme a Lei 9.608/1998 e IN 06/14 do Iema. Os voluntários recebem, como contrapartida da unidade de conservação, transporte saindo de São Mateus ou Conceição da Barra até o Parque, alojamento com roupa de cama em quarto coletivo, com banheiros masculino e feminino na sede do PEI, cozinha com equipamentos e utensílios para o preparo das refeições, e empréstimo de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), quando necessário.

Além disso, os voluntários recebem capacitação sobre a unidade de conservação e atividades que serão realizadas. Há também a emissão de um certificado com carga horária e atividades realizadas para o voluntário que cumprir, no mínimo, 70% dos dias totais de trabalho previsto e não se ausentar mais do que três dias consecutivos sem justificativa.

Mais informações e edital em:

Página do voluntariado: https://iema.es.gov.br/pvuc-programa-de-voluntariado-em-unidades-de-conservacao

Dúvidas e outras informações pelo e-mail pvuciema@gmail.com

Fonte: Assessoria de Imprensa
Siga o Rota
Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *