Pesquisar

Observação celeste e audição de rãs marcam evento no Parque Estadual Paulo César Vinha

Compartilhe:

Uma trilha noturna com direito à sinfonia das rãs, pererecas e sapos marcou o evento “Um dia no Parque”, que aconteceu no Parque Estadual Paulo César Vinha, localizado em Guarapari. A atividade ocorreu no último sábado (29) e reuniu visitantes e moradores que tiveram uma experiência única, com a audição de animais noturnos da Unidade de Conservação (UC).

A trilha teve início na sede do parque, passando pela Trilha da Clúsia, finalizando na praia. “Apesar da chuva e de ter sido a primeira vez que o parque realiza a trilha noturna, foi uma experencia única e um aprendizado para futuras observações noturnas. Fizemos pequenas paradas, explicando sobre cada ambiente e os diversos animais da fauna”, explicou o biólogo David Casarin

No percurso, os visitantes permaneceram em silêncio com as lanternas apagadas, com o objetivo de ouvir os animais. “Fiquei encantada com o som alto da perereca-bruxinha. Na volta da trilha, que viemos com as lanternas acesas, foi uma tremenda surpresa, descobrimos que aquele som estrondoso era emitido por uma perereca verde transparente do tamanho de duas unhas, que estava dentro de uma bromélia. Impressionante como um bichinho tão pequeninho era capaz de emitir um som tão alto”, disse a engenheira civil Claudia Meyer Musso, que participou acompanhada do filho Hugo Musso Gualandi.

“Presenciamos também uma desova de perereca dentro de uma bromélia. Parecia uma teia de aranha espumosa. Outra experiência interessante foram os aromas emitidos pela floresta. Parecia uma loja de perfumes. Cada trecho que passávamos estava inundado por um perfume diferente e, às vezes, tudo junto e misturado”, contou o engenheiro eletrônico Hilton Monteiro Cristovão, que também participou da trilha.

Texto: Assessoria IEMA
Elisangela Alves
Siga o Rota
Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *