Pesquisar

Projeto prevê plantio de mil árvores em Conceição de Macabu

“Mudas nativas vão ser plantadas daqui a dois meses, a expectativa é envolver a comunidade na educação ambiental”

Aquela notícia que aquece o coração em tempos de tantos desmatamentos. O município de Conceição de Macabu, que fica ao Norte do estado do Rio de Janeiro, vai plantar mil árvores. Nessa etapa duas áreas serão atendidas, a primeira na localidade da Amorosa, na RPPN Águas Claras da professora Maria Inês e outra ao lado, em uma área que pertence a prefeitura. A ideia ganhou força depois da elaboração e implementação do Plano Municipal Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA) iniciado pela Prefeitura de Conceição de Macabu. Hoje, o município tem aproximadamente 6,3 mil Hectares, o que equivale apenas a 18% da floresta inicial.

O grande dia do plantio será 21 de setembro, que não é uma coincidência, mas sim o “Dia da Árvore”. Serão mil árvores nativas, o pré-plantio já aconteceu que foi elaboração do projeto e foi feito também um diagnóstico ambiental das áreas escolhidas, com analise de solo, correção dos “berços” e aquisição das mudas. No pós-plantio também vai acontecer o monitoramento de três meses da área, com irrigação e controle de pragas. Depois desses 90 dias, o monitoramento será de 14 em 14 dias.

A Prefeitura através da sua Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) vem envolvendo as demais secretarias, proprietários rurais e de Reservas Particulares de Patrimônio Natural (RPPN), além de empresas públicas e privadas, Organizações Não Governamentais (ONG) acadêmicos e instituições de ensino da região.

Segundo o site Aqui tem Mata, da ONG SOS Mata Atlântica, em dados realizados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Conceição de Macabu foi o município do estado que mais desmatou no ano de 2015. O município tem uma área total de aproximadamente 34 mil hectares, com 6.316 hectares de Mata Atlântica, o que daria por exemplo, oito mil campos de futebol, isso representa 18% do bioma original da região.

Plano Municipal

Uma reunião para tratar da formulação do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica, foi realizada no dia, 23, e mobilizou no auditório da Prefeitura, representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Grupo Granito de Montanhismo, além videoconferência com especialistas no assunto. O Plano é um instrumento técnico que visa realizar o diagnóstico ambiental da vegetação nativa, identificar as principais causas e consequências dos desmatamentos e assim buscar desenvolver ações preventivas nas áreas prioritárias.

De acordo com o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Sávio Velloso, a secretaria tem iniciado conversas com instituições e pessoas que estão dispostos a colaborar voluntariamente, a desenvolver em conjunto com a prefeitura, a elaboração e implementação do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica.

Essa união de esforços quer levar um pouco de educação ambiental pra toda comunidade, além disso, quem sabe ser exemplo para outros municípios e estados. A expectativa é que no futuro, Conceição de Macabu seja reconhecido como protetor do Meio Ambiente.

Uma resposta

  1. Muito bom, servirá de ensinamento para a nova geração de macabuences, fazendo com que olhem mais para o meio ambiente com consciência de que sem oxigênio não se vive e a camada de ozônio agradece.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *