Pesquisar

Os pesquisadores perguntam: quão sustentável é a sua escova de dentes?

Os pesquisadores examinaram a sustentabilidade de diferentes modelos do produto de saúde bucal mais comumente usado – a escova de dente – para determinar qual é o melhor para o planeta e a saúde humana associada.

Embora a escova de dentes seja um dispositivo de saúde amplamente recomendado em todo o mundo, atualmente existem poucos dados quantitativos disponíveis sobre seu impacto no planeta. O estudo de pesquisa, em colaboração com o Eastman Dental Institute da University College London, foi publicado no British Dental Journal (em setembro de 2020). Foi a primeira vez que uma avaliação do ciclo de vida foi usada para medir as consequências ambientais de um produto para a saúde.

A saúde é um grande emissor de poluentes ambientais que afetam negativamente a saúde, mas a consciência desses efeitos permanece baixa, tanto na indústria quanto na população consumidora em geral. Atualmente, há pouca evidência ou orientação sobre a sustentabilidade de intervenções, serviços ou dispositivos de saúde específicos.

Os pesquisadores consideraram diferentes modelos de fabricação da escova de dentes e mediram o impacto ambiental (pegada de carbono) e o impacto na saúde humana (DALYS) da escova de dentes. Foram utilizadas a escova de dente elétrica, a escova de plástico padrão, a escova de plástico com cabeça substituível e a escova de bambu. A equipe descobriu que a escova de dentes elétrica era comparativamente prejudicial à saúde planetária.

Os resultados destacam o fardo do processo de fabricação da escova de dentes para a saúde humana. A escova de dentes elétrica causa 10 horas de deficiência medida em anos de vida ajustados por deficiência ou DALYS, principalmente para as pessoas associadas ao processo de fabricação e produção dos dispositivos. Isso é cinco vezes maior do que uma escova de plástico normal.

Escova comum e elétrica
Escovas de bambu
Escova com cabeça removível

A equipe descobriu que a escova de dente mais ambientalmente sustentável não era o bambu, como talvez se pudesse acreditar, mas uma hipotética escova de dente de plástico continuamente reciclada.

Esta avaliação do ciclo de vida comparativo simples mostrou que uma escova de dente de cabeça substituível manual de plástico e uma escova de dente manual de bambu têm um desempenho melhor do que as escovas de dente manuais e elétricas de plástico tradicionais em todas as medidas de resultado de impacto ambiental usadas neste estudo. Esses resultados podem ser usados para informar a escolha individual do consumidor, recomendações de saúde bucal, aquisição de escovas de dente para programas de saúde pública e fabricantes de escovas de dente. O uso da avaliação do ciclo de vida para informar as políticas e recomendações de saúde ajudará os profissionais de saúde a se moverem em direção a um sistema mais ambientalmente sustentável.

O Dr. Brett Duane, Professor Associado em Saúde Dentária Pública no Trinity College e pesquisador principal disse:

“Existem bilhões de escovas de dente usadas e descartadas todos os anos. Nossa pesquisa mostra que as escovas de dente elétricas são realmente prejudiciais para o planeta e para as pessoas envolvidas no processo de fabricação e distribuição. Não há muitas evidências para mostrar que elas são mais eficazes, a menos que você se esforça para limpar os dentes com uma escova de dente normal. Também mostramos que as escovas de dente de bambu não são a resposta. Usá-las apenas impede que a terra seja melhor aproveitada, como ajudando a biodiversidade ou no cultivo de florestas para compensar as emissões de carbono.

A escova de dentes ideal é aquela que utiliza plástico reciclado em um processo contínuo. As escovas de plástico recicláveis não ocupam muito terreno e não precisam de muita água para crescer. O importante aqui é manter o plástico na cadeia de reciclagem. Precisamos de um sistema em que as escovas de dente de plástico possam ser coletadas como baterias e depois recicladas em novos produtos. Se o plástico escapar da cadeia de reciclagem, ele precisa ser fácil e naturalmente decomposto em produtos inofensivos.

Fabricantes, consumidores, profissionais de saúde e formuladores de políticas de saúde devem levar em consideração a sustentabilidade ambiental, bem como o dinheiro e a saúde das pessoas ao recomendar produtos. Os governos e a indústria devem considerar como poderiam apoiar programas de reciclagem. Mais financiamento também é necessário para apoiar a pesquisa de sustentabilidade nesta área. “

A avaliação do ciclo de vida é usada para medir o impacto ambiental de diferentes serviços ou produtos. Também conhecida como análise do berço ao túmulo, a avaliação do ciclo de vida considera todos os aspectos de um produto ao longo de seu ciclo de vida, incluindo matérias-primas, fabricação, uso, transporte e descarte.

Os quatro tipos de escova de dentes usados nesta pesquisa foram:
1. Manual de plástico: cabo de plástico com cabeça fixa.
2. Manual de bambu: cabo de bambu com cabeça fixa.
3. Cabeçote substituível manual de plástico: cabo de plástico reutilizável (feito de um bio-plástico) com cabeçotes substituíveis.
4. Elétrica: alça e unidade de carga, com cabeçotes substituíveis.

Fonte: Trinity College Dublin / Via sciencedaily.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ANÚNCIO