Pesquisar

Novo Conselho Consultivo do Parque Estadual da Pedra Azul toma posse

Representado por órgãos públicos e sociedade civil, conselho visa a promover a gestão compartilhada de um dos locais mais visitados do interior do ES

Um dos destinos mais visitados do interior do Espírito Santo, o Parque Estadual da Pedra Azul (Pepaz), em Domingos Martins, tem um novo Conselho Consultivo formado desde a última semana.

Os novos membros tomaram posse durante reunião realizada no auditório da Associação Turística de Pedra Azul, em Domingo Martins.
Com a participação de representantes de órgãos públicos e da sociedade civil, o conselho é o principal instrumento de relacionamento entre a Unidade de Conservação e a sociedade.

Além disso, a atuação do Conselho Consultivo do Pepaz visa a promover uma gestão compartilhada do Parque, com a participação social.

Ao todo são 20 representantes. Além de órgãos estaduais e prefeituras da região integram o conselho líderes sindicais e associações de moradores; produtores; turística; esportiva; e ainda da tradicional Festa do Morango.

Durante a reunião no dia 10, os conselheiros assinaram o termo de posse e começaram a discussão da aprovação do Regimento Interno. A próxima reunião ordinária já está marcada para o dia 26 de abril.

ANÚNCIOS
Sobre o Parque:

Criado por uma Lei Estadual em 1991, o Parque leva o nome da sua imponente, Pedra Azul. Com 1.822 metros de altitude, junto com a Pedra das Flores e a Pedra do Lagarto, formam um conjunto rochoso granítico, que além de ser um dos cartões postais do Estado é também considerado um patrimônio geológico brasileiro.

A origem do nome Pedra Azul é devido a presença de líquens na rocha que lhe dão tons azulados quando avistada ao longe. Mas, de acordo com a época do ano e a incidência solar, a rocha pode ganhar cores com tonalidades que vão do laranja ao rosa.

Entre as principais espécies vegetais da unidade encontram-se uma variedade de orquídeas, bromélias, ingás, cedros, ipês, canelas, entre outras. Com sorte e silêncio, alguns representatens da fauna podem ser avistados nas trilhas, como tatus, veados, iraras, arapongas, macacos barbados (bugios), saguis, serpentes, entre outros. Espécies ameaçadas de extinção também ocorrem no Parque, mas são mais difíceis de avistar, como a onça parda, o sagui-da-serra, o tamanduá-mirim, entre outros.

Por estar situado na Região de Montanhas capixaba, este é um dos Parques mais visitados no Estado, principalmente, no período de inverno, quando os turistas vão em busca do clima frio e as paisagens apontadas como exuberantes.

Outra vantagem é a proximidade com a capital Vitória, cerca de 45km, e também com a região sul capixaba.

Serviço:

O Parque Estadual da Pedra Azul funciona de terça-feira a domingo, com as seguintes regras:
*A entrada é GRATUITA.

(AS VISITAS SÃO POR ORDEM DE CHEGADA. NÃO É NECESSÁRIO AGENDAMENTO)

*Limite diário de 150 pessoas, por ordem de chegada, com distribuição de fichas a partir das 8 horas, para todos os horários de entrada.

*Horários de entrada:
Manhã: 08h, 09h, 10h e 11horas.
Tarde: 13 horas

Limite de 30 pessoas por horário.
Só é permitido permanecer no parque até as 16 horas.

Atrativos
*Pedra Azul
*Piscinas Naturais
*Mirante do Lagarto
*Mirante do Forno Grande
*Trilha da Base
*Trilha das Orquídeas
*Pico da Pedra Azul

Infraestrutura
*Alojamento para pesquisadores
*Centro de Visitantes
*Escritório administrativo
*Vigilância armada
*Trilhas sinalizadas

Atendimento e contatos

Administrativo: De segunda à sexta, das 08 às 17 horas.
Telefones: (27) 99846 3489 (wzap)
E-mail: pepaz@iema.es.gov.br
Saiba mais no Instagram: @pe.pedraazul
Endereço: Rota do Lagarto, s/n, Km 03. Distrito Pedra Azul, Domingos Martins-ES. CEP:29278-000

* Com informações do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) do ES.

ANÚNCIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *