Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

Cachoeira da Amorosa: Espaço dedicado a preservação ambiental no interior do RJ

As águas são cristalinas e a vegetação do entorno nos remetem a um lugar de paz. A cachoeira da Amorosa, que fica no município de Conceição de Macabu, ao norte do estado do Rio de Janeiro, está protegida dentro da Área de Proteção Ambiental do Procura que abrange 21.357,61 ha, mais da metade da área do município.

“O Município tem cinco Unidades de Conservação, mas ainda sem estrutura para receber pesquisadores, a proposta é iniciar expedições de reconhecimentos com instituições parceiras especializadas e depois elaborar o plano de manejo das UCs. Vale destacar que duas RPPNs são Estaduais, com a segunda maior do estado”, explica o Secretário de Turismo, Manoel Neto.

Na Amorosa, a maior busca dos turistas é pelo banho nas águas claras, sem falar da contemplação do local. A atual gestão promete novas atrações e reformas, a ideia e atrair eventos, tendo uma área para a cultura. “Temos poucos dados nos órgãos especializados, estamos em busca de levar os acadêmicos para realizar as pesquisas, mas a pandemia tem nos impedido”, destaca Manoel.

Cachoeira da amorosa
Pandemia x cachoeira

Vale lembrar ainda que devido a pandemia, desde o último fim de semana de janeiro, por conta da bandeira vermelha a Cachoeira da Amorosa está com o acesso fechado. Parte do efetivo da Guarda Municipal fica no local para fazer o controle da entrada de veículos. Apenas moradores poderão trafegar.

Cachoeira da amorosa
Recuperação da vegetação

Entre os planejamentos da nova gestão para área está a recuperação de áreas degradadas. Segundo o Secretário de Meio Ambiente, Sávio França Velloso, um levantamento está sendo feito para compreender quais pontos serão prioritários no plano.

 

“Precisamos de laudos técnicos para iniciar a recuperação das áreas degradadas e o manejo correto de árvores nativas, condição do solo, dentre outros aspectos de reflorestamento. Acabamos de completar um mês a frente da secretaria e existem muitos desafios ambientais. Estamos elaborando o Plano Municipal da Mata Atlântica, onde em conjunto com outras instituições acadêmicas, ONGs, setores públicos e privados pretendemos realizar um diagnóstico ambiental na região e assim, agir na conscientização, conservação e na recuperação das áreas de Mata atlântica do município. Com esse Plano, poderemos identificar as espécies de fauna e flora, além de trabalhar com a conscientização da comunidade através de projetos de educação ambiental”, afirma Sávio.

 

Parque Municipal

Cerca de 20% do município de Conceição de Macabu tem fragmentos da Mata Atlântica, o Parque Natural Municipal das Piabas, que tem 241,91 ha e fica cerca de 20 km acima da que d’água da Amorosa, representa 70% do abastecimento de água do município. Uma região muito rica em rios, córregos e nascentes. As águas da Amorosa vem do desnivelamento do Rio Carogango, e tem dois saltos paralelos, com altura aproximada de 15 metros, que em época de maior incidência de chuvas podem se tornar um só. Os saltos formam uma piscina natural com pouca profundidade. Na proximidade existem diversos poços, que oferecem ótimas opções para banho.

De acordo com informações do site da Prefeitura, o local conta com poços bem pertinho da cachoeira. Entre eles estão: poço do Bambú, área da prefeitura aberta à população; o Poço da Subida; da Jaqueira; Poço Sem Fundo; da Jamaica, que é uma área de preservação ambiental, com corredeira e possui restaurante e pousada; Poço da queda, área com mesas, cadeiras, banheiros e espaço para churrasco. Antes de chegar na Amorosa, os visitantes podem observar o Curral de Pedras, construído por escravos, e a montanha apelidada de Pão de Açúcar.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

2 thoughts on “Cachoeira da Amorosa: Espaço dedicado a preservação ambiental no interior do RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *