Pesquisar
livro

Iema lança livro Preservando o Nosso Quintal do Monumento Natural Estadual Serra das Torres

Compartilhe:

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) lançou mais um livro da série Preservando o Nosso Quintal. Dessa vez, a Unidade de Conservação contemplada com o material de educação ambiental foi o Monumento Natural Estadual Serra das Torres (Monast), localizado nos municípios de Mimoso do Sul, Atílio Vivácqua e Muqui.

O livro traz importantes informações sobre o Monast e seu entorno, falando da biodiversidade do local, da flora, da fauna, das espécies endêmicas e da importância da preservação local. “O Preservando o Nosso Quintal é um importante programa de Educação Ambiental do Iema e estamos felizes por ter mais uma Unidade de Conservação contemplada. Com o livro, esperamos levar ainda mais informação ambiental para escolas, turistas, comunidade, poder público e sociedade como um todo, criando envolvimento e pertencimento, para que todos somem forças ao nosso trabalho de proteção e preservação do Monast”, ressaltou o diretor-presidente do Iema, Mario Louzada.

O lançamento do livro foi durante o painel Envolvendo a Sociedade na Conservação, parte da programação do evento Nacional Sustentabilidade Brasil 2024, realizado na última semana, na Serra. O Painel contou com palestras da analista de Meio Ambiente da Vale, Sayonara Induzzi Cometti, que falou dos resultados do apoio da empresa para a proteção e conservação de Unidades de Conservação; do gestor do Monast, Guilherme Carneiro de Mendonça, que falou da experiência no Monumento com o envolvimento da sociedade e, por fim, do biólogo e consultor Lauro da Cunha Narciso, autor do livro, que falou sobre o processo de criação desta edição e de sua importância.

Ao final do Painel, a bibliotecária do Iema, Rosilene Vieira, e o gerente de Recursos Naturais do Iema, Rodolpho Torezani, juntamente com o gerente de Recursos Naturais e Áreas Protegidas da Vale, Marcio Ferreira, fizeram o lançamento oficial do livro.

Programa de Educação Ambiental “Preservando o Nosso Quintal”

Desenvolvido pela Gerência de Educação Ambiental do Iema, por meio do Centro de Informação e Documentação (Cidoc), em parceria com a Gerência de Recursos Naturais e as equipes das unidades de conservação envolvidas.

Por meio dele, são produzidos livros com linguagem clara e acessível, destacando a biodiversidade, a fauna, a flora, a cultura e a geodiversidade das Unidades de Conservação (UC). As publicações são distribuídas para as comunidades do entorno e utilizadas para conscientizar e criar pertencimento, para que todos atuem na preservação ambiental. Atualmente, já possuem livros do programa os Parques Estaduais Pedra Azul e Paulo César Vinha, e a Reserva Biológica Duas Bocas.

FONTE: IEMA
Siga o Rota
Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *