Pesquisar

F20 Climate Solutions Forum – filantropia discutirá no Rio os caminhos de atuação no Sul Global

Nos dias 4 e 5 de junho, evento reunirá filantropos e sociedade civil em palestras, painéis e agendas paralelas

Compartilhe:

Mudanças climáticas, promoção da resiliência e combate às desigualdades serão temas centrais de um dos mais importantes encontros da filantropia mundial, nos próximos dias 4 e 5 de junho. O Climate Solutions Forum (CSF), evento anual da Foundations 20 (F20), será realizado no Rio de Janeiro no contexto da presidência brasileira do G20, sob o tema “Responsabilidade em Ação: Construindo Pontes para Parcerias Norte-Sul”. Organizado pela Plataforma F20, em parceria com o Instituto Clima e Sociedade (iCS), a Fundação Avina e o Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE), e apoio institucional da Prefeitura do Rio, o encontro visa mobilizar a formação de novas alianças, o compartilhamento de conhecimento e a ampliação da voz da filantropia dos países do Sul Global nas discussões do G20.

A chair do F20 e diretora de Parcerias e Comunicação do iCS, Alice Amorim, destaca a importância do fórum como uma “oportunidade para entendermos como a filantropia, em especial de países em desenvolvimento, vem contribuindo para solucionar a crise climática e a redução de desigualdades”.

O evento reunirá pesquisadores, empresas, fundações, filantropos, legisladores, gestores públicos e sociedade civil em palestras, debates e painéis com o objetivo de fomentar o debate na busca de soluções para o desenvolvimento sustentável. O foco é estimular o debate sobre o papel da filantropia no processo do G20, com apresentação de estudos de caso, experiências concretas e provocações de como o resultado do encontro das maiores economias do mundo neste ano, no Brasil, pode contribuir para a construção de uma nova dinâmica global.

– Vamos abordar exemplos como resiliência e adaptação em outros países, segurança alimentar e outras experiências críticas para nos inspirarmos e conseguirmos lidar melhor com impactos, como o que estamos vendo no Rio Grande do Sul. O CSF vai dialogar ainda com vários temas prioritários da agenda do G20 e para a COP30 – afirma a diretora do iCS.

O Climate Solutions Forum discutirá temas que estão na ordem do dia da Presidência do G20. Entre os quais, Finanças Sustentáveis, Segurança Alimentar, Adaptação às Mudanças Climáticas e ODS e Desigualdades Climáticas. Os painéis reunirão nomes como Stephanie Mbombo, enviada especial para nova economia do clima da Presidência do Congo; Erin Sikorsky do Centro de Clima e Segurança; Marcelo Furtado, Head de Sustentabilidade do Grupo Itaúsa; André Degenszajn, do Instituto Ibirapitanga; Anand Patwardhan, da Universidade de Maryland; Katrin Harvey, secretária-geral do F20; e Sandra Guzman, do Grupo de Financiamento Climático para a América Latina e o Caribe (GFLAC).

Semana da Filantropia no Brasil

Uma série de eventos paralelos à programação oficial, que está sendo chamada de “Semana da Filantropia”, aproveitará a dinâmica do fórum e a presença de figuras-chave do segmento no Rio de Janeiro para a troca de ideias e aprendizados de várias partes do mundo como Índia, Paquistão e África do Sul. É uma oportunidade única de fortalecimento da rede de entidades da filantropia, de trocas de experiências e de promoção de novas pontes em benefício da sociedade.

Sobre a Plataforma Foundations F20

A Plataforma Foundations F20 é uma rede de cerca de 80 fundações e organizações filantrópicas de várias regiões do mundo que demandam dos países do G20 maior colaboração conjunta e transnacional em ações de desenvolvimento sustentável. A plataforma constrói pontes entre a sociedade civil, empresas, setor financeiro e grupos de reflexão e política nos países do G20 e outros.

Fonte: Avenida Comunicação
Siga o Rota
Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *