Pesquisar

Dia da Informática: ABREE enfatiza a necessidade de descarte ambientalmente adequado de eletroeletrônicos pós-consumo

Entidade destaca a relevância de conscientizar a população, que é o ponto de partida para a implementação da logística reversa em equipamentos ao final de sua vida útil

Compartilhe:

O Dia da Informática é comemorado no dia 15 de agosto, sendo uma ocasião oportuna para refletir sobre a importância da reciclagem de eletroeletrônicos. A rápida obsolescência desses equipamentos gera uma constante substituição de aparelhos, o que culmina em um acúmulo considerável de dispositivos antigos. Nesse contexto, a ABREE – Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos – enfatiza a urgência de conscientizar a população sobre a necessidade de realizar o descarte ambientalmente correto desses equipamentos.

Diante dos avanços tecnológicos, surge o desafio cada vez maior de fomentar o descarte adequado de resíduos eletroeletrônicos. Esses dispositivos contêm materiais tóxicos, que podem contribuir para a poluição do meio ambiente e apresentar riscos à saúde humana, caso o descarte não seja realizado de maneira correta.

“Promover práticas mais sustentáveis na sociedade representa uma responsabilidade partilhada por cada cidadão, sendo fundamental para gerar um impacto positivo tanto na saúde humana quanto no meio ambiente. Ao transformar pequenos hábitos, torna-se viável fomentar uma cultura de consumo responsável. Um recurso que pode contribuir diretamente para esse processo é a reflexão sobre os 5 R’s da sustentabilidade – reavaliar, rejeitar, reduzir, reutilizar e reciclar”, explica Nilson Maestro, presidente executivo da ABREE.

A reciclagem de dispositivos eletroeletrônicos surge como uma abordagem sustentável para esse problema. Na ABREE, a jornada percorrida por um aparelho eletroeletrônico durante o processo de logística reversa pode ser resumida nas seguintes etapas:

Disponibilizar pontos de recebimento para que o consumidor descarte seus produtos de forma correta;

Coletar e armazenar temporariamente os produtos;

Encaminhar os produtos para uma instalação de Manufatura Reversa, onde ocorrem as etapas de triagem e separação dos tipos de materiais para posterior desmontagem e descaracterização;

Preparar os componentes que podem ser reciclados, como plásticos e metais, para reinserção na cadeia produtiva;

Realizar a destinação final ambientalmente adequada.

Enquanto entidade gestora, a ABREE desempenha um papel fundamental ao assegurar o cumprimento integral das regulamentações legais para a destinação apropriada de todos os produtos eletroeletrônicos descartados pelos consumidores.

No site da associação é possível encontrar os pontos de recebimento mais próximos ao realizar uma busca utilizando o CEP. É possível acessar uma lista completa de quais produtos podem ser descartados, tais como: batedeira, ferro elétrico, fone de ouvido, liquidificador, máquina de costura, micro-ondas, purificador de água, televisão, entre outros.

Sobre a ABREE:

Fundada em 2011, a ABREE – Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos – é uma entidade gestora sem fins lucrativos que estabelece e gerencia a implementação de um sistema coletivo de logística reversa de produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos de pós consumo doméstico, promovendo economia em grande escala. Com 55 associados que representam 184 marcas, a ABREE é responsável pelas etapas de homologação e auditoria dos serviços prestados por terceiros, além de fornecer informações para todos os envolvidos na cadeia, que são responsáveis pela viabilização da logística reversa de eletroeletrônicos e eletrodomésticos no país.

Fonte: Assessoria ABREE
Siga o Rota
Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *