Pesquisar
Onca

Armadilhas fotográficas registram a presença de onça parda em parque estadual do Inea

Compartilhe:

Fofura é que temos para hoje! Uma mamãe onça parda (Puma concolor) e seu filhotinho foram vistos brincando no Parque Estadual Cunhambebe (PEC), em Mangaratiba, na madrugada desta quinta-feira (4/7). O registro na unidade de conservação administrada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) foi feito através de armadilhas fotográficas, capturadas por câmeras trap, de alta resolução e performance.

O PEC possui drones, GPS, câmeras de alta resolução e sensores térmicos, pois compreende que o uso de novas tecnologias tem desempenhado importante papel na conservação ambiental, em especial da Mata Atlântica. O Inea tem utilizado o aparato como aliado no combate ao desmatamento ilegal, monitoramento de espécies, inspeções e outros diversos eixos.

Onça parda

Natural da Mata Atlântica e uma das espécies que habitam a área do parque, a onça-parda (Puma concolor) só era “vista” de forma indireta, apenas com as evidências das pegadas e fezes dos animais. Hoje, com as câmeras de alta resolução e uso das armadilhas fotográficas, é possível capturar com precisão as imagens do felino e também as referências de geolocalização.

Fonte: INEA
Siga o Rota
Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *