Pesquisar

Alunos do Liceu visitam empresa de reciclagem eletrônica em Campos

Compartilhe:

Alunos do ensino médio do Liceu de Humanidades visitarem nesta sexta-feira, 25, a empresa Caparaó Reciclagem, no bairro Parque Leopoldina, em Campos. Cerca de 20 alunos puderam conhecer como funciona a chegada, desmonte, triagem e o encaminhamento dos resíduos eletrônicos até o destino final. Além disso, puderam conhecer alguns equipamentos que fizeram sucesso em décadas passadas, mas que hoje são relíquias e que a geração atual, nem chegou a usar.

A visita faz parte de um programa de reciclagem que vem sendo implementado pela escola estadual desde o ano passado, buscando uma mudança de hábitos nos alunos e no ambiente escolar como um todo. De acordo com um dos professores que acompanharam a visita, a proposta é deixar os estudantes familiarizados com o processo de reciclagem, após o conhecimento prático, fica mais fácil o aprendizado e o estimulo a mudança.

“O objetivo é trabalhar com os alunos a práticas dos 5R e fazer uma conexão entre coleta seletiva e a logística reversa. A gente quer tentar mostrar a eles a importância disso, a economia circular depende muito disso, da participação das pessoas. Quanto mais gente fazendo cada um a sua parte em casa o resultado é melhor”, explicou o professor Marcelo Maciel, professor de Biologia.

Gincana de coleta

A escola vai fazer uma gincana “Liceu Rumo a Sustetabilidade” no dia 15 de setembro, ás 13h, os alunos estão sendo estimulados a várias tarefas como coletas, educação ambiental nas redes sociais e a interação com a comunidade. Essa é a segunda vez que o Liceu de Humanidades de Campos faz uma ação de gincana, no ano passado, os alunos recolheram vários tipos de resíduos, conseguiram converter a reciclagem em dinheiro, que auxiliou na formatura de turmas do 3° ano do Ensino Médio. A solidariedade também se estendeu em doação de sexta básica e ração para animais de abrigos.

Parceiros da escola

Antes de começar o projeto este ano, a direção da escola junto com os professores fizeram uma reunião que levou parceiros, alunos e todos envolvidos. A empresa Recicle Bem de Campos, vai coletar materiais como plástico, papel alumínio, entre outros. Outra empresa parceira, vai recolher apenas os equipamentos eletrônicos, a Caparaó Reciclagem, a exemplo do ano passado, todo o material dos alunos será pesado e eles vão receber pelos resíduos. Uma maneira de mostrar que reciclagem tem haver com preservação, mas também geração de emprego e renda.

Siga o Rota
Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *